Vale do Taquari

O Vale do Taquari

  Rio Grande do Sul
Vale do Taquari
home  |   Institucional   |  Quem somos

Quem somos

VISÃO
“Ser uma região de referência no País em qualidade de vida, baseada em valores humanos e sustentabilidade ambiental, com fortes e duradouros relacionamentos interinstitucionais”.


VOCAÇÃO
“O Vale do Taquari possui uma economia diversificada, inovadora e empreendedora, voltada à educação como fundamento na rede de formação, à saúde integral e preventiva, à preservação da segurança e da ordem pública e ao turismo e lazer”.


VALORES
- valores familiares, comunitários, de formação histórico-cultural, de respeito pelos saberes populares;
- valores voltados para o trabalho, honestidade, ética, compromisso e organização;
- valores da percepção do público como sendo de todos;
- valores de identificação em que cada cidadão sente ser parte da construção do Vale do Taquari;
- valores de respeito às autoridades, às leis e à ordem pública.



OBJETIVOS
- promover a agregação de valor às cadeias produtivas vinculadas ao agronegócio, por meio de investimentos e incentivos, da busca à sua complementação e sustentabilidade (econômica, social e ambiental), da qualificação dos empreendimentos por meio de certificados de qualidade e/ou registros de procedência e do estímulo aos negócios voltados a pequenos e médios empreendimentos, baseados no associativismo e/ou cooperativismo.
- promover investimentos em cadeias produtivas alternativas às do agronegócio, que possam também aproveitar as características regionais.
- promover o desenvolvimento a partir da inovação tecnológica, de pesquisas, de patentes, de negócios inovadores, do empreendedorismo e da qualificação da mão-de-obra, para maior inserção no mercado globalizado e qualificação das empresas locais e dos produtos regionais.
- promover investimentos no turismo regional, utilizando-se os atrativos naturais/culturais para inserir a região neste mercado.
- promover a implementação de programas e projetos que possibilitem o acesso de todos os municípios às tecnologias da informação, em se tratando de telefonia, fixa e móvel, e internet.
- promover projetos que viabilizem a implantação de sistemas que qualifiquem a energia distribuída.
- promover a implantação de sistemas e/ou programas para saneamento (tratamento de esgotos, destinação de lixo, tratamento de resíduos e tratamento de água) e redução da carga orgânica despejada nos recursos hídricos, possibilitando, além da qualificação dos recursos hídricos, melhoria nas condições ambientais e sociais regionais.
- promover a qualificação da logística regional visando à melhor  exploração das potencialidades dos transportes rodoviário, ferroviário e fluvial disponíveis e da localização privilegiada da região.
- promover a implementação de programa de habitações populares para prevenir a formação de centros habitacionais irregulares nos municípios do Vale do Taquari.
- promover segurança pública de qualidade, suprindo seus órgãos com recursos humanos, materiais e tecnológicos.
- promover programas/projetos/ações que visem ao atendimento de  saúde integral (preventiva e corretiva), atuando nas mais diversas complexidades (baixa, média e alta).
- promover a qualificação profissional e cidadã por meio da educação formal, não formal e profissionalizante, vinculadas aos saberes regionais.
- promover programas/projetos/ações que visem à inserção/inclusão e assistência social.
- promover programas/projetos/ações que tratem das questões de dependência química e drogadição.
- promover espaços de construção da participação cidadã, de formação de lideranças regionais e a ampliação da representatividade política e classista em instâncias estaduais e federais.
- promover a consolidação das relações interinstitucionais locais/regionais.
- promover a revitalização de parcerias público-privadas.
- promover mecanismos de gestão nos municípios.

13 de julho de 2022 Núcleo Turismo em Ação da ACI-E abre espaço para novos integrantes A reunião aberta do Núcleo Turismo em Ação, da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), atraiu empresários e empreendedores na noite de segunda-feira, dia 11.

Mantido por:
CODEVAT - Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari
Travessa Fidele Ergilis Sana - Gildo, nº 41 - Sala 103
Centro - Encantado/RS
Fone: (51) 3751-2255
[email protected]
desenvolvimento
Visãoi